domingo, 27 de maio de 2012

A Saga do Compositor Mineiro


Bateu agora essa vontade de escrever sobre isso. Baseando sempre, claro, no que tenho visto, acompanhado e assistindo bem de perto.
Falo da saga do compositor mineiro sem abrir muito o leque porque na verdade, são com os músicos mineiros que convivo. Posso ver milhares de informações vindas da mídia sobre outros artistas de outras regiões a todo tempo e perceber, que a maioria passa pela mesma situação.

Tipo isso:


O QUE PODERIA SER:
Chego em casa depois de um lindo dia (intenso) em um estúdio de gravação e abro minha geladeira, pego algo pra beber, fumo o meu cigarro (não recomendável) enquanto me assento no sofá da minha sala. Luzes baixas, o mundo em silêncio, madrugada. Pego um pedaço de papel e começo a fazer uns rabiscos. Em seguida vou para o meu piano e tiro umas notas. O dia amanhece e nem reparo. Fiz uma música. Essa ficou lindíssima, perfeita, de uma precisão em sua melodia fundindo amigavelmente com a letra... esta será sucesso!

Saio apressado, pego meu casaco, entro no meu carro e vou até minha gravadora. Que sorte a minha! Lá encontro o empresário de uma banda sensacional e ele escuta a minha música. Tudo parece tão incrível que todos ficam espantados com a qualidade da minha composição e logo a vendo por uma grana alta que vai arcar com meus gastos por meses!!!!! 


COMO É NA REAL:
Chego em casa depois de um exaustivo dia de trabalho (INTENNSSOOO) em uma firma de ferramentas e abro minha geladeira que quase me espanta. Solitária, uma cerveja. Ando pelo apê enquanto abro a latinha, fumo meu último cigarrinho e me assento no sofá da minha sala. Luzes baixas (em breve vão cortar minha conta!), o mundo em silêncio... até o vizinho colocar um funk de arrebentar. O tempo passa, vem a madrugada, pego um pedaço de papel e faço alguns rabiscos. Em seguida pego meu violão e crio uns acordes.O dia amanhece e nem reparo. Fiz uma música. Essa ficou lindíssima, perfeita, de uma precisão em sua melodia fundindo amigavelmente com a letra... esta será sucesso! Saio apressado, pego meu busão e.... volto a trabalhar na firma de ferramentas. Quando chegar a noite, farei um showzinho em um bar da vizinhança, tirarei uma graninha e quem sabe, arrisco tocar minha música nova. Se as pessoas gostarem... O que acontece, afinal? Apresento minha música para alguns músicos e ninguém me ouve. Ninguém tem interesse. Na verdade, os artistas famosos devem ter uma pilha de composições esperando uma oportunidade. Enquanto isso, eu também espero. Resolvo fazer diferente, gravo num vídeo caseiro a minha música e jogo no Youtube! E pra melhorar, sem registro, ainda roubam ela de mim...


Se pensam que vida de compositor é moleza...
Minas é o berço dos maiores músicos autorais que o Brasil já teve conhecimento. É possível que milhares de gavetas hoje, estejam recheadas de raridades em forma de música sem que a maioria tenha o menor conhecimento. 
A mídia fecha o cerco ao redor de uns únicos artistas e compositores e os demais, por mais que corram, acabam de fora.
E muitos acabam desistindo, guardando imensos tesouros para si mesmos e para os amigos numa rodinha de bar numa tarde de domingo...

Como mudar isso?
Deixe seu comentário. Cada palavra sua ou forma de pensar, poderá abrir a visão de todos nós quanto à realidade do meio musical.
Abraçooss!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário