sábado, 24 de abril de 2010

TOM NASCIMENTO: "Positividade na Atividade!"

Entrevista
Por Cris Souza

“Tom Nascimento é um Hodierno, um filho, um pai, irmão, marido, amigo, um brincante de música, amante do sim e do não. Propõe a felicidade, a transcendência e a vida através do som.”
Mais uma entrevista incrível, cheia de charme, musicalidade, mineirice e alto astral!
Tivemos a honra de receber em nosso humilde blog, a presença já há muito conhecida do músico Tom Nascimento. E quem é essa pessoa? Confira só:

Nome completo:Wellington da Silva Nascimento
Idade: 33
Nascido em: Belo Horizonte
Um instrumento: Violão
Uma música: Você Pode
Um exemplo: Jesus
Um ídolo: Jesus
Família: Simplesmente sagrado.
Amor: Musica e família
Uma frase: “Melhor sua idéia imatura do que uma idéia madura furada dos outros”, de Johnny Herno

Segundo ele, a música é sua vida e o comecinho de tudo foi quando ele ganhou seu primeiro violão aos três meses de idade!! Conte essa história pra gente, Tom!

TOM: Ganhei meu primeiro Violão aos 3 meses de idade. Presente da tia Sandra. Aos 5 anos de idade essa mesma tia tirou uma foto minha e escreveu atrás: “Chora mesmo Wellington, abra bem a garganta e encha os pulmões, pois um dia você será cantor”.
Por volta dos seis... sete anos de idade, eu ouvia o cantor sertanejo Donizete e cantava na escola a música Galopeeeeeeeiiiiirrrra!!!!!!!! (risos)
TOM: Nessa época fiz aulas de violão por três semanas com o professor Adelson.
Eu morava no Bairro Vera Cruz, em BH. Me mudei pra Santa Luzia aos oito anos e a música sumiu durante 6 anos. Foi quando aos 14, comecei a aprender violão com Junio Sózzi, colega de escola, que mais tarde viria a ser o guitarrista da banda Estado Violência. Tocávamos Rock. Estudei violão clássico um ano e meio com Daniel Leão e violão popular com João Candido, alguns meses em Santa Luzia.
BLOG: E depois da Estado Violência, quem surgiu?
TOM: Pouco tempo depois nascera o Hodierno 27, minha primeira banda voltada pro autoral.

"E foi com o Hodierno que aprendi os valores de ser, estar e fazer música, e que trago comigo até então.”


BLOG: E a trajetória continua...
TOM: Aos 19 anos, comecei a tocar em barzinhos. Queria a música simplesmente como profissão, sem pretensão de ser artista famoso ou coisa parecida. Pouco tempo depois renasce o espírito Hodierno em mim e começo a ver potencialidades, responsabilidades, possibilidades e, enfim, a arte. Desde então me percebo não somente um músico, mas sim um artista.
BLOG: Quais foram os primeiros trabalhos que fizeram com que começasse a concretizar sua carreira?
TOM: - Show “Em Caráter experimental”, 1998. - Música própria “Esperei sim”, no CD Bahia shopping vol. 1, em 1998. - 2 anos depois gravei meu primeiro Cd o “Unauaiaí”  (pequena tiragem à época e esgotado).

BLOG: Tom Nascimento também ficou muito conhecido por fazer parte do Grupo “Berimbrown”. Qual o motivo de você ter deixado o grupo?
TOM: Saí do Berimbrown por diferenças de ideais. Além disso, meu trabalho autoral estava de lado dentro e fora da banda.

BLOG: Suas principais influências?
TOM: Legião Urbana, Titãs, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Tim Maia, Nito Landau, Johnny Herno, Jorge Benjor, James Brown, Gonzaguinha, Djavan, Cazuza, Rock, Reggae, Blues, Funk, música nordestina e tudo aquilo que ouço a todo momento.

Sabemos que a trajetória de um músico é marcada por diversas experiências e situações de suma importância em sua carreira. Na vida de Tom Nascimento, também existiram esses momentos. E que momentos!

TOM: Cantar o Hino Nacional com Milton Nascimento, Gilberto Gil e a Orquestra da Polícia Militar no Mineirão lotado, na abertura do jogo Brasil X Argentina. Foi uma emoção inexplicável! E o placar foi 2X1 pro Brasil. (risos)
A outra foi minha primeira turnê solo na Itália em 2008. Também muito marcante. Gravei um clipe de uma musica minha chamada “La formica Tereza”, em que misturo italiano com português e salsa com rap, ragga. Compus dentre outras canções durante essa temporada a “Funk-se, Rock-se”, que é um dos carros chefes do meu novo show “TecnoGroove”.

“Os italianos me fizeram crer que havia algo de bom e diferente com minha música. Foi quando me pediram que eu desse uma oficina de como é que eu fazia para reproduzir sons de bateria, percussão, guitarra e outros instrumentos do meu violão e diziam que meu canto lhes dava ao mesmo tempo que um aperto no coração, uma grande excitação.”
 Com o show “TecnoGroove”, através do Programa Musica Minas, Tom Nascimento esteve recentemente no Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa e também em algumas cidades mineiras, como Nova Lima, Belo Horizonte e Montes Claros, sendo que nessa última ele ainda fez uma oficina e pequena mostra sozinho do que é o conceito desse show, que conta com a participação de outros músicos na banda: seu parceiro e percussionista Johnny Herno, o baixista Paulo Maitá, o tecladista Dionatas Rodrigues e o baterista Rodrigo Gonçalves.

TOM: Tenho tocado também voz e violão em algumas casas e bares de BH e região metropolitana, uma coisa mais intérprete.
Tem shows bacanas para acontecer, que serão dia 07 de maio, no Santa Luzia Rodeio Show em Santa Luzia, eu e minha banda com o “TecnoGroove”. Atração principal do dia será o Skank. Já no dia 08 de maio, farei na Girus, em Pará de Minas, numa formação diferente, com o Johnny Herno nas percussões e efeitos e o saxofonista Édson Morais.


BLOG: Como você mesmo mencionou acima, já possui um Cd gravado entitulado “Unauaiaí”. Fale um pouco mais sobre ele.
TOM: O “Unauaiaí”, foi gravado no ano de 2000. Um cd independente e artesanal.
Na primeira edição, tinha 50% de releituras e o restante de autorais. Na segunda tiragem, decidi retirar as releituras e ficar com um cd 100% autoral. Nessa edição, o cd saiu com capa, encarte, letra das músicas, fotos e ficha técnica.
BLOG: Algum outro cd sendo preparado atualmente?
TOM: Ultimamente tenho trabalhado um CD promo, com sete músicas próprias e uma releitura feitas em estúdio, além do DVD e CD (também promocionais) do show “TecnoGroove”, que resultará num CD que pretendemos lançar este ano, com grandes participações (que prefiro deixar em sigilo pra época do lançamento), com 90% de repertório autoral, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que estamos buscando a captação de patrocínio.
BLOG: Todas as canções são composições suas?
TOM: A maioria sou eu que assino sozinho, algumas em parcerias.
BLOG: Gostaria de mencionar algumas dessas parcerias?
TOM: Um salve aos parceiros: Johnny Herno, Nito Landau, Vaguinho e Tatta Spalla.

BLOG: Quais são seus projetos para o futuro, o que deseja alcançar Tom Nascimento?TOM: Tenho projetos para escolas baseados na lei 11.645 (Ensino da cultura Afro-brasileira e indígena), Gravação do segundo CD de carreira, Turnê Nacional do CD, manter os pés no chão e a cabeça no infinito.

“Tom no ouvidinho e fé no caminho”

E já quase no finalzinho de nossa entrevista, Tom Nascimento deixa a seguinte mensagem aos seus fãs e amigos:

TOM: Antes da música, o som. A todos vocês desejo muito som, saúde, fartura e sucesso sempre!

Nosso Blog também é um intercâmbio entre o músico e o mercado de trabalho. Então, se você quiser entrar em contato com Tom Nascimento, contratar seus shows ou simplesmente dizer um “olá”, aí vão os contatos da produção:
e-mails: 
bebop@bebopcomunicacao.com
(em breve, com canal direto pra falar com o Tom)



 

5 comentários:

  1. Bacana....gostei do Blog!!!!!
    Abraços,
    Charles Galvani
    [Paz-me]

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo seu trabalho, boa sorte, e q Deus te ilumine cada dia mais, um forte abraço!!!
    Alexandre Rosa

    ResponderExcluir
  3. Pronto! Encontrei um blog delicioso para passar horas! Parabéns pelo belo trabalho. Vou te ver cantar sempre que puder. Boa sorte na sua caminhada!

    ResponderExcluir
  4. valeu tom adorei sua entrevista, muito sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, boa tarde! Estou aqui revisitando esta entrevista e quero novamente parabenizá-los e agradecê-los pelo Belo Trabalho!
    Aqui vão meus novos contatos:
    www.tomnascimento.com.br
    assessoriatom@gmail.com
    tomnascimento@tomnascimento.com.br
    +55 31 9 99997-4060
    https://www.facebook.com/tomnascimento/

    ResponderExcluir