"Caminhamos por Todas as Vias, todavia, não esquecemos nossas raízes".
Foto Filipe Saddi |
A agência musical kanto do Músiko caminha com passos certeiros a cada dia, graças a cada "achado" musical que têm feito com que nossos trabalhos alcancem um nível de qualidade inigualável no mercado da música.
Um desses "achados" é o pessoal do grupo Musical TodaVia que, com sua graciosidade e carisma, fazem a cada dia dessa parceria um novo aprendizado e uma vontade nova de apreciar e ouvir o que há de melhor em música brasileira.
Mas quem são, de onde vieram?
Nessa entrevista super bacana do nosso blog com o Dário Marques, um dos responsáveis pela existência do grupo, vocalista e violeiro, ficaremos sabendo um pouco mais sobre essa história. E é justamente ao lado dela, de sua inseparável viola caipira que o nosso amigo Dário respondeu gentilmente às nossas perguntas.
Confira só:
"Uma música livre, sem limites, sem se prender a nenhum estilo ou padrão pré-estabelecido. Eu chamaria de música da diversidade, da pluralidade. Entretanto, nunca abandonamos a nossa história, as nossas raízes e, talvez, por isto mesmo não buscamos uma música mercadológica ou comercial. Buscamos expressar o nosso sentimento pura e simplesmente."
Foto: Filipe Saddi |
Blog: Como surgiu o grupo TodaVia?
Dário: O TodaVia surgiu do encontro entre mim e o Otílio através de nossas esposas. A minha esposa convidou a esposa do Otílio para ver uma apresentação que eu faria. A partir deste dia, tivemos vários encontros onde trocamos nossas experiências musicais, nossos sonhos e nos tornamos cada vez mais amigos. Assim, a união da música mineira com os ritmos cariocas deu origem ao que fazemos hoje. Uma música originada da mistura dos ritmos da cultura popular aliada à bossa nova, clube da esquina, rock, pop funk, com requintes de jazz e blues. Uma música livre, sem limites, sem se prender a nenhum estilo ou padrão pré-estabelecido. Eu chamaria de música da diversidade, da pluralidade. Entretanto, nunca abandonamos a nossa história, as nossas raízes e, talvez, por isto mesmo não buscamos uma música mercadológica ou comercial. Buscamos expressar o nosso sentimento pura e simplesmente.
Blog: Quem escolheu o nome e qual o sentido dele, no que pensaram quando o escolheram?
Dário: O nome TodaVia foi a última coisa escolhida. Já estávamos nos apresentando com o nome do Tabebuia, mas a nossa proposta era muito distante da proposta do Grupo Tabebuia e isto, de certa forma, assustava as pessoas. Assim, entendemos que devíamos procurar um nome que pudesse expressar melhor a nossa proposta. Então propus o nome TodaVia que trazia as seguintes características:
1. A idéia de que caminhamos por todas as vias musicais;
2. A idéia de conjunção adversativa: mas, porém, todavia, contudo, etc. pra dizer que caminhamos por toda via, todavia não esquecemos nossas raízes. Portanto, a nossa liberdade tem os seus limites (os nossos).
3. A fonética do nome é parecida com Tabebuia, mostrando a nossa origem.
"Quando cantamos entregamos todo o nosso sentimento e somos,sinceramente, encantados pela música naquele instante."
Blog: O que a música representa na vida de vocês?
Dário: A música é uma coisa maravilhosa que corre em nossas veias e está em nossa carne. Através dela podemos nos relacionar com o cotidiano de uma forma mais leve, verdadeira e alegre. É ela que nos dá a energia necessária para vencer os desafios e que nos afaga em nossos fracassos. Quando cantamos entregamos todo o nosso sentimento e somos,sinceramente, encantados pela música naquele instante.
No repertório do Grupo mineiro/carioca Todavia, podemos encontrar muita bossa nova, Clube da Esquina, rock, pop funk com requintes de jazz e blues. Segundo eles, não buscam rótulos, nem barreiras quando o assunto é música. Querem apenas a liberdade de cantar aquilo que acreditam e que tenha algo em si que os permita expressar a visão própria e o sentimento com relação à vida e ao mundo.
Blog: Você Dário, foi um dos fundadores do Grupo TodaVia ao lado de Otílio Ferreira e, anteriormente, fazia parte do Grupo Tabebuia que inclusive participou de programas de TV e festivais com seu estilo de música regional. O que o fez partir para um projeto onde a mistura musical é muito presente, sendo até, uma das marcas do TodaVia?
Dário: A vida não é assim? Todos os dias estamos mudando. Nossos conceitos, nossa visão de mundo. O Grupo Tabebuia expressa a minha origem, meu coração caipira, minha história. Por isto sempre serei Tabebuia. Mas, afinal a vida fez de mim um ser urbano, que cresceu ouvindo, Milton, Vandré, Caetano, Chico, que se encantou com o som do Legião Urbana, Cazuza, com a bossa, clube da esquina, que curte Pink Floyd, Bob Dylan e tantos outros do passado e do presente, como Lenine, Zeca Baleiro, Chico César, Vander Lee, Maria Rita. .. O TodaVia é esta outra parte de mim. Como a um filho, eu amo todas as minhas partes. Aqui temos duas. Nos meus dias levo a minha origem, minha história, meu passado (Tabebuia) e o meu presente (TodaVia).
"Muito mais do que um empreendimento, queremos cantar para expressar nosso sentimento e fazer a nossa alma respirar" disse Dário quando a pergunta foi sobre os projetos do Grupo para o futuro.
Atualmente, o grupo faz parte do Casting de músicos da Kanto do Músiko e, ao lado da agência, com essa parceria forte e bem sintonizada, muitos dos sonhos se realizarão. A gravação de um cd e um dvd está nos planos do TodaVia, assim como uma belíssima apresentação que a agência está produzindo para meados de agosto na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Uma lindíssima apresentação que vale muito a pena ser degustada.
Foto: Filipe Saddi |
Em nosso site e também aqui no blog, postaremos sempre notícias e novidades na vida desse grupo que merece nossa admiração infinita e que promete muita musicalidade a todo esse povo mineiro.
Acesse: www.kantodomusiko.com.br
Só nos resta agradecer à gentileza do Dário Marques em nos ceder esta entrevista e parabenizar pelas belas palavras e pela visão de música que como bem sabemos, está entranhada na alma dessa família TodaVia.
Se gostarem dessa entrevista, comentem, curtem e COMPARTILHEM!
Vamos permitir que mais pessoas conheçam um pouco mais dessa raridade musical.
;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário