segunda-feira, 28 de maio de 2012

TodaVia se apresentará nesta sexta-feira no Butiquim Santo Antônio/BH

Nesta sexta-feira dia 1º de junho, o Grupo musical TodaVia fará uma deliciosa apresentação no Butiquim Santo Antônio, bar tradicional da Zona sul de BH.
Uma noite recheada de boa música, de alegria e recordações. Uma ótima oportunidade para reunir os amigos e juntos, curtirem o show tomando aquela cerveja gelada!
E na sexta, o Butiquim faz uma promoção que é: a cada 02 cervejas na mesma cartela, você ganha a 3ª! Mas isso, claro, das 19 às 22hs.

O grupo TodaVia vem por uma estrada onde o bom gosto musical é inquestionável, carregando na bagagem todas as influências que os seus integrantes tiveram ao longo dos anos, passando pela bossa nova carioca, pelo samba, passando pelas influências nordestinas e pousando em nossa Minas com o Clube da Esquina.

Vale a pena conferir este show que começará às 22hs e a entrada é R$20 homem e R$15 mulher.
Reservas pelo tel: (31) 3297.3846/ 978.7664.
Melhor você reservar sua mesa, heim?

www.kantodomusiko.com.br

Participe da promoção em nossa Fan Page e concorra a 1 par de cortesias:
www.facebook.com/grupotodavia
www.facebook.com/agenciakantodomusiko

domingo, 27 de maio de 2012

A Saga do Compositor Mineiro


Bateu agora essa vontade de escrever sobre isso. Baseando sempre, claro, no que tenho visto, acompanhado e assistindo bem de perto.
Falo da saga do compositor mineiro sem abrir muito o leque porque na verdade, são com os músicos mineiros que convivo. Posso ver milhares de informações vindas da mídia sobre outros artistas de outras regiões a todo tempo e perceber, que a maioria passa pela mesma situação.

Tipo isso:


O QUE PODERIA SER:
Chego em casa depois de um lindo dia (intenso) em um estúdio de gravação e abro minha geladeira, pego algo pra beber, fumo o meu cigarro (não recomendável) enquanto me assento no sofá da minha sala. Luzes baixas, o mundo em silêncio, madrugada. Pego um pedaço de papel e começo a fazer uns rabiscos. Em seguida vou para o meu piano e tiro umas notas. O dia amanhece e nem reparo. Fiz uma música. Essa ficou lindíssima, perfeita, de uma precisão em sua melodia fundindo amigavelmente com a letra... esta será sucesso!

Saio apressado, pego meu casaco, entro no meu carro e vou até minha gravadora. Que sorte a minha! Lá encontro o empresário de uma banda sensacional e ele escuta a minha música. Tudo parece tão incrível que todos ficam espantados com a qualidade da minha composição e logo a vendo por uma grana alta que vai arcar com meus gastos por meses!!!!! 


COMO É NA REAL:
Chego em casa depois de um exaustivo dia de trabalho (INTENNSSOOO) em uma firma de ferramentas e abro minha geladeira que quase me espanta. Solitária, uma cerveja. Ando pelo apê enquanto abro a latinha, fumo meu último cigarrinho e me assento no sofá da minha sala. Luzes baixas (em breve vão cortar minha conta!), o mundo em silêncio... até o vizinho colocar um funk de arrebentar. O tempo passa, vem a madrugada, pego um pedaço de papel e faço alguns rabiscos. Em seguida pego meu violão e crio uns acordes.O dia amanhece e nem reparo. Fiz uma música. Essa ficou lindíssima, perfeita, de uma precisão em sua melodia fundindo amigavelmente com a letra... esta será sucesso! Saio apressado, pego meu busão e.... volto a trabalhar na firma de ferramentas. Quando chegar a noite, farei um showzinho em um bar da vizinhança, tirarei uma graninha e quem sabe, arrisco tocar minha música nova. Se as pessoas gostarem... O que acontece, afinal? Apresento minha música para alguns músicos e ninguém me ouve. Ninguém tem interesse. Na verdade, os artistas famosos devem ter uma pilha de composições esperando uma oportunidade. Enquanto isso, eu também espero. Resolvo fazer diferente, gravo num vídeo caseiro a minha música e jogo no Youtube! E pra melhorar, sem registro, ainda roubam ela de mim...


Se pensam que vida de compositor é moleza...
Minas é o berço dos maiores músicos autorais que o Brasil já teve conhecimento. É possível que milhares de gavetas hoje, estejam recheadas de raridades em forma de música sem que a maioria tenha o menor conhecimento. 
A mídia fecha o cerco ao redor de uns únicos artistas e compositores e os demais, por mais que corram, acabam de fora.
E muitos acabam desistindo, guardando imensos tesouros para si mesmos e para os amigos numa rodinha de bar numa tarde de domingo...

Como mudar isso?
Deixe seu comentário. Cada palavra sua ou forma de pensar, poderá abrir a visão de todos nós quanto à realidade do meio musical.
Abraçooss!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nasce o Grupo TodaVia, unindo fronteiras musicais entre Rio e Minas!

"Caminhamos por Todas as Vias, todavia, não esquecemos nossas raízes".

Foto Filipe Saddi
A agência musical kanto do Músiko caminha com passos certeiros a cada dia, graças a cada "achado" musical que têm feito com que nossos trabalhos alcancem um nível de qualidade inigualável no mercado da música.
Um desses "achados" é o pessoal do grupo Musical TodaVia que, com sua graciosidade e carisma, fazem a cada dia dessa parceria um novo aprendizado e uma vontade nova de apreciar e ouvir o que há de melhor em música brasileira.

Mas quem são, de onde vieram?
Nessa entrevista super bacana do nosso blog com o Dário Marques, um dos responsáveis pela existência do grupo, vocalista e violeiro, ficaremos sabendo um pouco mais sobre essa história. E é justamente ao lado dela, de sua inseparável viola caipira que o nosso amigo Dário respondeu gentilmente às nossas perguntas.
Confira só:

"Uma música livre, sem limites, sem se prender a nenhum estilo ou padrão pré-estabelecido. Eu chamaria de música da diversidade, da pluralidade. Entretanto, nunca abandonamos a nossa história, as nossas raízes e, talvez, por isto mesmo não buscamos uma música mercadológica ou comercial. Buscamos expressar o nosso sentimento pura e simplesmente."    

Foto: Filipe Saddi
Blog: Como surgiu o grupo TodaVia?
Dário: O TodaVia surgiu do encontro entre mim e o Otílio através de nossas esposas. A minha esposa convidou a esposa do Otílio para ver uma apresentação que eu faria. A partir deste dia, tivemos vários encontros onde trocamos nossas experiências musicais,  nossos sonhos e nos tornamos cada vez mais amigos.  Assim, a união da música mineira com os ritmos cariocas deu origem ao que fazemos hoje. Uma música originada da mistura dos ritmos da cultura popular aliada à bossa nova, clube da esquina, rock, pop funk, com requintes de jazz e blues. Uma música livre, sem limites, sem se prender a nenhum estilo ou padrão pré-estabelecido. Eu chamaria de música da diversidade, da pluralidade. Entretanto, nunca abandonamos a nossa história, as nossas raízes e, talvez, por isto mesmo não buscamos uma música mercadológica ou comercial. Buscamos expressar o nosso sentimento pura e simplesmente.  

Blog: Quem escolheu o nome e qual o sentido dele, no que pensaram quando o escolheram?
Dário: O nome  TodaVia foi a última coisa escolhida. Já estávamos nos apresentando com o nome do Tabebuia, mas a nossa proposta era muito distante da proposta do Grupo Tabebuia e isto, de certa forma, assustava as pessoas. Assim, entendemos que devíamos procurar um nome que pudesse expressar melhor a nossa proposta. Então propus o nome TodaVia que trazia as seguintes características:
1. A idéia de que caminhamos por todas as vias musicais;
2. A idéia de conjunção adversativa: mas, porém, todavia, contudo, etc. pra dizer que caminhamos por toda via, todavia não esquecemos nossas raízes. Portanto, a nossa liberdade tem os seus limites (os nossos).
3. A fonética do nome é parecida com Tabebuia, mostrando a nossa origem.

"Quando cantamos entregamos todo o nosso sentimento e somos,sinceramente, encantados pela música naquele instante."

Blog: O que a música representa na vida de vocês? 
Dário: A música é uma coisa maravilhosa que corre em nossas veias e está em nossa carne. Através dela podemos nos relacionar com o cotidiano de uma forma mais leve, verdadeira e alegre. É ela que nos dá a energia necessária para vencer os desafios e que nos afaga em nossos fracassos. Quando cantamos entregamos todo o nosso sentimento e somos,sinceramente, encantados pela música naquele instante.

No repertório do Grupo mineiro/carioca Todavia, podemos encontrar muita bossa nova, Clube da Esquina, rock, pop funk com requintes de jazz e blues. Segundo eles, não buscam rótulos, nem barreiras quando o assunto é música. Querem apenas a liberdade de cantar aquilo que acreditam e que tenha algo em si que os permita expressar a visão própria e o sentimento com relação à vida e ao mundo.

Blog: Você Dário, foi um dos fundadores do Grupo TodaVia ao lado de Otílio Ferreira e, anteriormente, fazia parte do Grupo Tabebuia que inclusive participou de programas de TV e festivais com seu estilo de música regional. O que o fez partir para um projeto onde a mistura musical é muito presente, sendo até, uma das marcas do TodaVia?
Dário: A vida não é assim? Todos os dias estamos mudando. Nossos conceitos, nossa visão de mundo. O Grupo Tabebuia expressa a minha origem, meu coração caipira, minha história. Por isto sempre serei Tabebuia. Mas, afinal a vida fez de mim um ser urbano, que cresceu ouvindo, Milton, Vandré, Caetano, Chico, que se encantou com o som do Legião Urbana, Cazuza, com a bossa, clube da esquina, que curte Pink Floyd, Bob Dylan e tantos outros do passado e do presente, como Lenine, Zeca Baleiro, Chico César, Vander Lee, Maria Rita. .. O TodaVia é esta outra parte de mim. Como a um filho, eu amo todas as minhas partes. Aqui temos duas. Nos meus dias levo a minha origem, minha história, meu passado (Tabebuia) e o meu presente (TodaVia).  

"Muito mais do que um empreendimento, queremos cantar para expressar nosso sentimento e fazer a nossa alma respirar" disse Dário quando a pergunta foi sobre os projetos do Grupo para o futuro. 
Atualmente, o grupo faz parte do Casting de músicos da Kanto do Músiko e, ao lado da agência, com essa parceria forte e bem sintonizada, muitos dos sonhos se realizarão. A gravação de um cd e um dvd está nos planos do TodaVia, assim como uma belíssima apresentação que a agência está produzindo para meados de agosto na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Uma lindíssima apresentação que vale muito a pena ser degustada.

Foto: Filipe Saddi
TodaVia é Dário Marques na voz e viola Caipira, Otílio Ferreira (voz e violão), Tiano Lellis (percussão) e Samuel Marques no sax, clarinete e flautas. Cada um com sua função e completando um ao outro. Mas, segundo Dário, a função de todos é ser feliz! =D


Em nosso site e também aqui no blog, postaremos sempre notícias e novidades na vida desse grupo que merece nossa admiração infinita e que promete muita musicalidade a todo esse povo mineiro.
Acesse: www.kantodomusiko.com.br

Só nos resta agradecer à gentileza do Dário Marques em nos ceder esta entrevista e parabenizar pelas belas palavras e pela visão de música que como bem sabemos, está entranhada na alma dessa família TodaVia.

Se gostarem dessa entrevista, comentem, curtem e COMPARTILHEM!

Vamos permitir que mais pessoas conheçam um pouco mais dessa raridade musical.


;-)

Suvaco de Cobra - Hip Hop: CONEXÃO VIVO Criolo é atração hoje no parque municipal

Suvaco de Cobra - Hip Hop: CONEXÃO VIVO Criolo é atração hoje no parque municipal

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grupo TodaVia faz sessão de fotos no Museu de Arte da Pampulha

Neste último domingo, dia 13 de maio, numa manhã linda de sol, o grupo musical TodaVia fez uma sessão de fotos para seu material de divulgação com muita descontração e criatividade.
Em parceria com o fotógrafo Filipe Saddi, a Kanto do Músiko esteve presente, participando desse momento que, como todos, são muito especiais para a carreira e o fortalecimento do grupo.


É o começo de uma nova etapa na vida do TodaVia, amantes da Bossa Nova, do Samba, MPB e música regional.
Em breve, aqui no blog, entrevista exclusiva com esse grupo que já é um sucesso!

Agora, veja algumas fotos do Making-off: