sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Amanhã (25/02) último dia das inscrições para o "Prêmio Marco Antonio Araújo" BDMG

Atenção, amigos!


Amanhã, dia 25 de fevereiro, será o último dia que o BDMG receberá as inscrições para o "Prêmio Marco Antônio Araujo" - edição 2012, destinado a CDs autorais, instrumentais e de produção independente, de compositores mineiros ou residentes no Estado, finalizados entre março e dezembro de 2011.



O concorrente deverá enviar via SEDEX ao BDMG Cultural, três exemplares do CD autoral, instrumental e de produção independente, juntamente com a ficha de inscrição.

Este prêmio foi instituido em 2003 com a intenção de homenagear um dos pioneiros da música instrumental em produção independente de Minas Gerais, Marco Antônio Araújo.

Endereço 

BDMG CULTURAL
Rua da Bahia, 1600 - Lourdes CEP: 30 160 - 907
Belo Horizonte - MG

Não perca esta oportunidade!
Saiba mais informações, regulamento e ficha de inscrição neste link:

Boa sorte!!

2 comentários:

  1. Poucos comentam a obra e vida de Marco Antonio Araújo, um dos maiores representantes da música mineira dos anos 80 e que ganhou o epíteto de Egberto Gismonti da década de 80.

    Marco Antonio Araújo era um tesouro local e, justamente quando começava a ter seu nome conhecido nacionalmente, veio a falecer no dia 6 de janeiro de 1986, vítima de um aneurisma cerebral, após ficar cinco dias internado na UTI do Prontocor, em Belo Horizonte.

    Um fim trágico para um músico que havia dedicado o último disco ao filho recém-nascido, Lucas.

    Marco Antonio Araújo nasceu na capital mineiro, no dia 28 de agosto de 1949. Como todo adolescente nos anos 60 se apaixonou pelos Beatles e pelos Rolling Stones e resolveu, em 1968, ingressar no grupo Vox Populi, que contava com Tavito e Fredera, que depois formariam o Som Imaginário. Ficou um ano no grupo, que lançou um compacto, Pai-Son (parceria com Zé Rodrix), pela gravadora Bemol.

    Marco já estava absolutamente apaixonado pela música e resolveu abandonar o curso de economia e o emprego em um banco para se dedicar a ela. Em 1970, resolve morar em Londres, onde ficaria dois anos "tietando" (expressão do próprio músico) grupos como Led Zeppelin, Deep Purple, Pink Floyd, Rolling Stones etc. Cansado de correr atrás dos grupos, viu que deveria voltar ao Brasil e começar a carreira de músico.

    Assim, retorna ao Brasil e vai morar no Rio de Janeiro, onde foi estudar composição com Esther Sciar e aprendeu violão clássico e violoncelo com Eugen Ranewsky e Jacques Morelenbaum, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Começa a compor trilhas sonoras para cinema, teatro e balé, entre eles a peça Rudá, de José Wilker e Cantares, um balé apresentado pelo grupo CORPO.

    Marco acaba se apaixonando e casando com uma das bailarinas, Déa Marcia De Souza.

    Marco mostrou-se um músico brilhante e volta para BH, em 1977, e passa a integrar a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, onde ficaria até o fim da vida.

    Marco faz pequenos shows no ano seguinte, onde era acompanhado pelo grupo Mantra. As composições instrumentais mesclavam o rock progressivo com a mais pura tradição mineira de quadrilhas, modinhas e serestas.

    Entre 1978 e 1979 apresentou os shows Fantasia e Devaneios, tendo a companhia de Carlos Bosticco (flauta), Hannah Goodwin, no violoncelo, seu irmão Alexandre Araújo na guitarra, Gregory Olson, no contrabaixo, Benoir Clerk, na trompa e Sergio Matos, na percussão.

    Aos poucos vai formando um grupo de músicos que o acompanharia: Alexandre Araújo (guitarra), Ivan Correia (baixo), Mario Castelo (bateria), Eduardo Delgado (flauta), Antonio Viola (violoncelo), Max Magalhães (piano) e Lincoln Cheib (bateria).

    Em 1980 edita, de forma independente, o primeiro LP, Influências, que recebe grandes elogios da crítica especializada e é divulgado com 74 shows.

    O disco ganha boa receptividade fora de Minas Gerais e Marco monta uma produtora independente, Strawberry Fields, a canção dos Beatles que o fez amar o quarteto.

    Mais sobre o artista: http://www.beatrix.pro.br/mofo/maa.htm

    Estou levando seu blog lá pra casa!!! :)
    Bjs.

    ResponderExcluir